LUCALT, Unipessoal, Lda.
Av. António Santos Leite, 708 I - 4470-142 Maia
Telefone:+351 220 500 781
Fax:+351 229 443 836
Email: geral@sca-lt.com
Centros de Arbitragem
Peça já o seu orçamento

FAQs Perguntas Frequentes

P – Qualquer veículo pode ser convertido para trabalhar a GPL-Auto ou Gás Natural?

R – A esmagadora maioria dos motores a gasolina podem ser convertidos para GPL ou GNC. No caso dos motores a Diesel, utilizando sistemas “Dual-Fuel”, pode-se afirmar que até ao momento todos os motores serão possíveis de transformar, ligeiros e pesados.

 

P – É perigoso ter um veículo a Autogás?

R – Esta é a questão que mais preocupa as pessoas na hora de optarem por converter o seu carro. As leis que regem as homologações dos equipamentos, componentes e os próprios veículos, são muito rigorosas. Os depósitos têm uma resistência muito superior às que as condições de trabalho a que normalmente estão sujeitos. Desde há uns anos a esta parte que é obrigatório a utilização de dispositivos de segurança, como a multi-válvula, que impede corta a saída do gás em caso do motor parar, acidente ou outra anomalia. Uma válvula de expansão impede o depósito de explodir caso o veículo seja sujeito a temperaturas ou pressões extremas como no caso de incêndio.

O autogás é um combustível e como tal, merece cuidados de utilização, mas não é mais perigoso que a gasolina ou gasóleo. Aliás, a APETRO teve o cuidado de fazer testes de perigosidade num parque no subsolo e apresenta-los na comissão parlamentar que estudou a lei actualmente em vigor.

 

P – Que economia se pode obter ao converter um veículo Diesel (Ligeiro e Pesado) para funcionar a GPL-Auto?

R – Nos motores de carros ligeiros de Última geração, conseguem-se por vezes obter reduções no consumo de Gasóleo até cerca dos 30%, com uma utilização de GPL-Auto (que consome juntamente com o Gásoleo) entre 25 a 35%. Isto dá uma economia de custos da ordem dos 12 a 15%.
Com a utilização de GNC (Gás Natural) os valores de substituição e redução de consumo podem ser significativamente superiores.

 

P – Que economia se pode obter ao converter um veículo a Gasolina para GPL-Auto?

R – A economia depende directamente do preço do GPL-Auto ou do GNC e do aumento de consumo que os motores a gasolina normalmente apresentam quando consomem GPL-Auto (cerca de mais 20%) ou GNC (praticamente o mesmo em m3). Aos valores actuais a redução de custos ronda os 45% para o GPL.

 

P – No caso do combustível alternativo acabar o que acontece?

R – Os sistemas actuais mudam automaticamente para o combustível original (gasóleo ou gasolina conforme o caso) quando o GPL ou GNC acaba ou já não tem pressão suficiente para alimentar o motor.

 

P – Após a conversão pode-se andar com o veículo por determinados períodos só com o combustível original?

R – Sim, com um simples toque num botão pode mudar para o combustível original ou para modo bi-fuel.

 

P – Onde posso abastecer GPL-Auto e GNC?

R – Os postos de GPL-Auto são já em número muito significativo em praticamente toda a Europa (peça informação sobre os adaptadores no caso de viajar pela Europa), com excepção para Espanha (até ao momento). Em Portugal continental o território está praticamente todo coberto, com cerca de 250 postos de GPL-Auto. Infelizmente com o GNC a rede de abastecimento é ainda muito pouco significativa apenas com possibilidade de abastecimento em Lisboa, Porto, Braga, Mirandela e Vila Real.